O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (perigo) para chuva, ventos intensos e queda de granizo entre as 21h deste domingo (28) e as 18h de segunda-feira (29), em toda a metade sul do Estado. Os mesmos fenômenos devem se repetir com menor intensidade na metade norte, também a partir das 21h de domingo, com alerta amarelo (perigo potencial) do Inmet. Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta de instabilidades no domingo, com rajadas de vento nas regiões oeste, campanha, missões e centro. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer na região sul e próximo da Campanha. Além disso, a Defesa Civil aponta risco de inundações em Jaguarão, na bacia Mirim-São Gonçalo, e de elevação das bacias do sul e oeste do Estado.
As únicas bacias hidrográficas em que as chuvas não devem ficar acima da média para a época do ano são a do Puruí-Camaquã, Ibicuí e parte da Quaraí e Piratini, segundo a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Os “volumes significativos” devem continuar durante a semana inteira, previu a Sala de Situação, em boletim. Para segunda-feira (29), a previsão é de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol para as regiões oeste, campanha, sul, central, vales e metropolitana, afirmou a Climatempo, em nota. Na faixa norte, o sol predomina, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde. Entre a segunda e terça (30) também há risco alto de temporais em quase todas as regiões do Estado, em especial nas regiões metropolitana, vales e serra.
Na quarta (1º) e quinta (2), a passagem de uma frente fria provoca a continuidade da chuva intensa. “Portanto, a Climatempo alerta que a frequência da chuva e os eventos de temporal, poderão acarretar em muitos problemas no Estado. Os acumulados serão elevados e há risco de enxurradas e grandes enchentes nos próximos dias”, afirmou a empresa de meteorologia, em nota.