AmbienteEstado

Noite de Natal pode ter tempestade devido a formação de ciclone; Inmet lança dois alertas para o RS

Norte do Estado, Fronteira Oeste e regiões Central, Norte e Metropolitana são as mais afetadas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para tempestade no norte do RS, Região Central, fronteira com o Uruguai e região metropolitana de Porto Alegre entre este domingo (24) e segunda-feira (25), especialmente durante os festejos natalinos e a tradicional ceia.

Segundo Inmet, existe a possibilidade de formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria entre o Uruguai e o sul do RS, durante o fim do domingo e a madrugada de segunda. No Natal, o fenômeno se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha.

O alerta laranja possui severidade intermediária na escala de comunicados meteorológicos. Neste caso, abrange o norte do Estado e a fronteira com o Uruguai.

De acordo com o comunicado, a chuva prevista é de até 100mm por dia enquanto as rajadas de vento podem oscilar entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nesses locais.

O alerta amarelo tem grau de severidade menor, mas ainda assim indica o risco de transtornos. De acordo com o Inmet, o nordeste do Estado, região metropolitana de Porto Alegre e Região Central podem registrar queda de granizo, chuvas de até 50 milímetros e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.

Os alertas emitidos pelo Inmet existem para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como tempestades. Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo