EducaçãoGeralRegião

UPF apresenta campanha de Vestibular de verão

Lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 30 de outubro, dia em que abrem as inscrições para o Vestibular de Verão 2024/01

Com o mote “O sentido da sua trajetória”, a Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentou, na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, a nova campanha para o Vestibular de Verão 2024/01. O posicionamento da Universidade para o próximo ano foi apresentado para a imprensa e representantes de escolas da região, além do público interno, na Arena UPF Parque. Nesta edição do processo seletivo, estão sendo ofertados 48 cursos de graduação presencial, além de 11 na modalidade híbrida. Destes, oito são novidade: Engenharia Biomédica (B), Alimentos (CST), Automação Industrial (CST), Design de Interiores (CST), Energias Renováveis (CST), Gestão Ambiental (CST), Gestão da Qualidade (CST), Gestão de Recursos Humanos (CST).

Presente na atividade, a Reitoria da Instituição destacou a importância de uma educação de qualidade em um cenário diverso e complexo. “O mundo vem passando com mudanças enormes e nós também. Nós sempre estamos nos preparando, nós estudamos os cenários mundiais e procuramos fazer ofertas, quer seja de cursos novos, quer seja de ressignificação dos nossos cursos, de um olhar metodológico diferente, de um aprimoramento necessário, no sentido de poder fazer interlocuções cada vez mais fortes com a nossa região, com o desenvolvimento, com tudo aquilo que precisa ser olhado e considerado, iniciou a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

De acordo com Bernadete, a UPF segue focando em oferecer e constituir um espaço para a transformação na vida pessoal e profissional dos estudantes, possibilitando, de fato, o aprendizado. “O aprendizado é processual, ele precisa de interações, nós precisamos desse mundo subjetivo, dessa troca, desse olho no olho, nós precisamos trazer as nossas dificuldades, os nossos problemas, nós precisamos nos experimentar nos grupos, precisamos dos laboratórios, de espaços de inovação junto com empresas, nós precisamos estar no chão da escola, entendendo o que se passa lá com a comunidade escolar, é isso que traz densidade para a formação humana e profissional. E é isso que nós temos aqui. É isso que nós preservamos”, acrescentou.

O pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, também elencou alguns desafios do ensino superior no Brasil. Segundo ele, menos de 20% da população entre os 18 e 24 anos estão nos cursos superiores. “Um dos maiores desafios é viabilizar o acesso, mas acima de tudo, criar condições para que os estudantes possam permanecer na Universidade. E esse é um desafio das políticas públicas. O segundo desafio é das instituições de ensino superior, que tem a ver com a atualização dos currículos. A gente precisa estar constantemente atento, olhando para as necessidades do nosso tempo e, diante dessas necessidades, atualizando os currículos, revitalizando os currículos, criando cursos novos para que a gente também consiga contribuir. Esse é o papel de uma instituição de ensino superior: Contribuir para a formação das pessoas para que elas possam fazer diferença no entorno”, pontuou.

O tema também foi apontado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Dr. Antônio Thomé. “Temos trabalhado muito para fazer essa manutenção e permanência dos estudantes conosco. E estamos prevendo, para 2024, um investimento de aproximadamente 70 milhões de reais para bolsas e financiamentos. É um valor significativo que a gente investe para essa manutenção. Precisamos sim de políticas públicas e tenho certeza que a Universidade vai voltar a ter toda a pujança que teve no passado e que a gente rememora com muita esperança para os próximos anos”, concluiu.

Fonte: UPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo