PolíciaGeralRegião

Brigada Militar e Funai realizam Operação de Combate ao Desmatamento na Terra Indígena Nonoai

Foram fiscalizadas quatro áreas, distintas, dentro da Terra Indígena Nonoai, sendo flagrado 58.000 metros quadrados de destruição de vegetação nativa.

Nesta quinta-feira (26/10), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizaram uma Operação de Combate ao Desmatamento e ocupação ilegal de não-indígena, no território da Terra Indígena de Nonoai, que compreende os municípios de Nonoai, Planalto, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros.

Através de alertas, emitidos pela plataforma Mapbiomas, equipes do 3º BABM e da Funai constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies como Cedro, Açoita-cavalo, Canela, Rabo-de-bugio, Sete-capotes e Fumeiro-bravo.

Foram fiscalizadas quatro áreas, distintas, dentro da Terra Indígena Nonoai, sendo flagrado 58.000 metros quadrados de destruição de vegetação nativa.

Ainda, durante a fiscalização, em uma das áreas, os policiais militares flagraram uma máquina,  escavadeira hidráulica, extraindo ilegalmente pedra cascalho. Não havia autorização dos órgãos ambientais competente para a realização da atividade.

Diante dos crimes ambientais, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial e a apreensão da escavadeira  e mais caminhões, utilizados no transporte das pedras.

Um indivíduo, não-indígena, foi notificado para sair da área, pois no local só pode permanecer o povo originário.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar

Fonte : Comunicação Social 3º BABM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo