A Rede de Farmácias São João dá um passo importante em sua operação no Sul do Brasil. Na contramão do momento desafiador da economia brasileira, com a inflação alta retirando o poder de compra da população e a elevada taxa de juros, que desestimula ações empreendedoras, a empresa inaugura, no dia 30 de março, um novo Centro de Distribuição, em Gravataí/RS.
No mesmo dia da inauguração da segunda unidade de logística da Rede, que irá contribuir com o CD de Passo Fundo/RS, a São João também atingiu a marca de 1 mil lojas, com a abertura da filial no Bairro Restinga, em Porto Alegre/RS. Durante a última semana, também foram inauguradas novas farmácias da Rede nos municípios de Joinville e Criciúma em Santa Catarina e Bela Vista do Paraíso, Foz do Iguaçu, Londrina e Japurá no estado do Paraná.
“A empresa pretende inaugurar 100 novas lojas e gerar pelo menos 2 mil novos empregos nos próximos 12 meses. Atualmente, a São João conta com 17 mil colaboradores e o ritmo acelerado de crescimento somente é possível pela sustentabilidade do negócio, seja pela capacidade de geração de caixa, que oportuniza novos investimentos sem a necessidade de captação no mercado financeiro, seja por alcançar os níveis mais altos de governança corporativa”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.
Com auditoria externa há 7 anos, sendo os últimos 3 anos com realização pela PwC e escopo CVM, ou seja, com as mesmas exigências de uma empresa listada na Bolsa de Valores, a São Joao possui em seu DNA as vertentes do ESG (Environmental, Social and Governance), adotando as melhores práticas para alcançar um desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social e financeira.
Consolidada como a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e a 4ª maior em todo o país, a Rede de Farmácias São João tem buscado nos estados de Santa Catarina e Paraná novas oportunidades de investimento e caminhos para a expansão do negócio. A presença nesses dois estados, que já possuem mais de 100 lojas e 1.300 colaboradores em cada um deles, será intensificada com novos centros de distribuição.
“Para fortalecer a expansão da Rede nos próximos anos, já está em andamento o estudo de viabilidade para a construção de dois Centros de Distribuição, um em Santa Catarina e outro no Paraná”, ressalta o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.
Números do CD Gravataí
A nova estrutura foi construída em tempo recorde de 13 meses, às margens da Freeway, na altura do km 80 da rodovia, em Gravataí/RS. Numa localização escolhida estrategicamente, na região metropolitana, com área total de 345 mil metros quadrados, alta tecnologia e ecologicamente sustentável, o CD teve investimento superior a R$ 200 milhões.
“Aumentar o potencial logístico, com um novo CD, é manter a perpetuidade do negócio, garantindo a capacidade de abastecimento com agilidade e proporcionando condições para a expansão. Por meio de um estudo de malha logística, o município de Gravataí, na região metropolitana, foi escolhido como a melhor localização pela proximidade com a capital gaúcha e acesso às principais rodovias”, acrescenta o diretor de Logística da Rede de Farmácias São João, Marcos Aurélio Vargas Júnior.
A nova unidade de logística irá operar com tecnologia de automação KNAPP, líder mundial em soluções inteligentes de tecnologia e automação para Centros de Distribuição. A otimização da etapa de picking da logística, será através da tecnologia Picking to ligth, onde os processos se tornam mais rápidos e livres de erros, além de não precisar de papéis para a preparação de pedidos.
Já o gerenciamento das operações, que abrange o controle da entrada até a saída de mercadorias, será pelo sistema EWM da SAP, utilizado em 80% do pib mundial. A São João também investiu nas tecnologias de rede ASI e IO link, para transmissão de informações confiáveis, e mais de R$20 milhões em data center.
Com 3 quilômetros de esteira, que garante a capacidade de separação e recebimento superior a 1 milhão de unidades por dia, armazenamento para mais de 15 mil sku, além de 30 mil posições de porta-paletes e 40 docas de carga e descarga para caminhões, a estrutura está entre as maiores e mais modernas do país.
“Quando estiver com a performance desejada, throw put, o CD de Gravataí terá a capacidade de produção de mais de 1 milhão de unidades por dia e aproximadamente mil colaboradores”, salienta o diretor de Logística da Rede de Farmácias São João, Marcos Aurélio Vargas Júnior.
Loja 1000
A filial 1000 da São João, inaugurada nesta quinta-feira (30), está localizada na Avenida Edgar Pires de Castro, nº 4200, no Bairro Restinga, em Porto Alegre/RS. A nova loja revela o posicionamento estratégico da empresa que busca, no modelo híbrido, oportunizar a melhor experiência para o consumidor, de todas as classes sociais.
A loja oferece uma estrutura ampla e moderna, variedade cada vez maior de produtos, serviços farmacêuticos, estacionamento exclusivo para os clientes, Wi-Fi e atendimento humanizado.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 24h, aos domingos e feriados das 8h às 23h, e o whatsapp: (51) 9534-4147.
Sobre a São João
A Rede de Farmácias São João, com mais de quatro décadas de história, é a 4ª maior rede do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente são 1 mil lojas, 17 mil colaboradores e o respeito pela diversidade, pluralidade e incentivo à inclusão social.
O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima. Outras informações sobre produtos, compras e promoções exclusivas através do site www.saojoaofarmacias.com.br.
Crédito Foto: Comunicação Rede de Farmácias São João