Depois do calor, Metsul informa que RS deve ter massa de ar frio
Todos os gaúchos estão a espera de um alívio para as altas temperaturas, a Metsul através de sua meteorologista Esteal Sias, divulgou neste domingo que uma massa de ar frio deve ingressar na próxima semana no estado.
O estado que tem enfrentado 11 dias de ar quente, algumas cidades ultrapassando a marca dos 40ºC, e o alívio ainda não chega, devemos enfrentar até quarta-feira(26/01) onda de calor, segundo a meteorologista;
“A maior presença de umidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente da tarde para a noite, em que não se pode descartar vendavais isolados, chuva extrema em curto período muito localizada, e ocasional queda de granizo em setores bastante esparsos. Episódios muito isolados e severos como se viu em Guaíba na última segunda-feira não podem ser afastados”
“Na quarta-feira, uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul com instabilidade pelo Oeste e o Sul, mas diversas regiões gaúchas, especialmente a Metade Norte, além de Santa Catarina e o Paraná, vão estar sob uma condição pré-frontal com corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazendo ar quente e favorecendo intenso calor. Da tarde para a noite, chove em muitos pontos com risco de temporais”
A meteorologista ainda destaca a diferença da massa de frio no verão;
“Massa de ar frio no verão, diferentemente do inverno, não necessariamente se traduz em frio. O que costuma trazer é temperatura agradável e abaixo da média por alguns dias. A maior parte das cidades possui médias máximas em torno de 30ºC e 31ºC em janeiro, então como as máximas no final da semana vão ficar entre 26ºC e 29ºC em muitos municípios, a temperatura estará abaixo dos padrões históricos de janeiro.
Fonte: Metsul
Link: https://metsul.com/massa-de-ar-frio-vai-acabar-com-a-onda-de-calor-e-trazer-o-esperado-alivio/ .