O Gauchão Ipiranga 2023 segue com intensas rodadas, o final de semana foi de cinco jogos, o destaque é para o time gremista que venceu mais uma e segue na liderança com 100% de aproveitamento, hoje aconteceu o sexto e último jogo da rodada, confira as informações.
Internacional x São Luis
A partida sinalizava equilíbrio entre as equipes. Isso até os 16 minutos. Foi quando Wanderson arriscou de fora da área e contou com uma infelicidade do goleiro. Pablo tentou encaixar e a bola passou entre as pernas: 1 a 0 para os donos da casa. Após a abertura do placar, o Colorado colecionou várias chances para ampliar. O segundo gol chegou aos 44. Pedro Henrique puxou contra-ataque e foi derrubado na área. O próprio atacante converteu a penalidade: 2 a 0.
Diante da desvantagem, o São Luiz tentou avançar o time no segundo tempo. Mas o Inter conseguiu manter a posse de bola e levar mais perigo. Logo aos dois minutos após o retorno do intervalo, Wanderson arrancou em velocidade e chutou cruzado para fora. Mauricio também chegou perto de anotar o seu, mas parou em defesa de Pablo. Aos 15, enfim, saiu o terceiro gol colorado. Pedro Henrique subiu na primeira trave e aparou para as redes a cobrança de escanteio. Também em escanteio, Rodrigo Moledo fechou a goleada colorada.
Avenida x Ypiranga
As primeiras oportunidades foram em chutes de fora da área do Avenida. Aos cinco, Carrilho arriscou e mandou para fora. Aos 12, Dionatan Machado acertou a trave. Acumulando oportunidades de gol, o Avenida foi recompensado aos 21. Wesley Pionteck cabeceou e Caíque defendeu em cima da linha. A bola ficou viva na pequena área e Carlos Henrique aproveitou a sobra para abrir o placar: 1 a 0.
O Avenida voltou a campo para a segunda etapa disposto a pressionar. Aos sete minutos, Garré arriscou por cima do gol. Aos 13 minutos foi a vez de Jhonata, que arriscou de longe em cobrança de falta para defesa de Caíque. Com mais posse de bola, o Ypiranga levou perigo em lances de ataque, mas a defesa do Avenida estava ligada e impediu o empate.
Esportivo x Brasil de Pelotas
Em um primeiro tempo dominado pela forte marcação, o Esportivo criou a melhor chance para abrir o placar, logo aos três minutos. O centroavante Flávio Torres apareceu com liberdade na área, chutou rasteiro e parou em defesa do goleiro Marcelo. Depois disso, o Brasil melhorou, chegou a finalizar de cabeça com João Marcus, mas o insuficiente para alterar o 0 a 0 antes do intervalo.
No retorno para o segundo tempo, o Esportivo tentou aumentar o ritmo e pressionar. Thiaguinho teve boa oportunidade na área, mas acabou travado pela defesa. Aos pouco, o Brasil equilibrou as ações até que, aos 41, Victor Jesus sofreu falta de André dentro da área: pênalti para o Xavante. Márcio Jonatan cobrou rasteiro e deu ao time de Pelotas a sua segunda vitória em três jogos na competição.
Caxias x Aimoré
No Centenário, o Caxias começou a partida pressionando. Logo aos dois minutos, Ricardo Lima mandou de cabeça pela linha de fundo. A equipe grená comandou os ataques na primeira etapa, mas, com a defesa do Aimoré fechada, coube arriscar em chutes de longe e cruzamentos. A pressão do Caxias aumentou nos minutos finais da etapa inicial. Nos acréscimos, Moacir cabeceou para dentro da área e Dirceu subiu mais que todo mundo para completar de cabeça: 1 a 0.
O Aimoré voltou do intervalo e tomou a iniciativa na abertura da etapa final. Aos três minutos, Fábio cruzou, Bruno Ferreira desviou e Wesley Pacheco empatou a partida. Depois de sofrer o gol, o Caxias pressionou. Aos 27, Dirceu levantou para área, Marcão dominou no peito e emendou lindo chute para fazer: 2 a 1. Nos acréscimos da partida, a defesa do Caxias não conseguiu afastar e o Aimoré levou perigo. Dedé cabeceou e Bruno Ferreira defendeu em cima da linha para impedir o gol de empate do Índio Capilé.
São José x Grêmio
Com o time reserva, o Grêmio apresentou algumas dificuldades de entrosamento no primeiro tempo. Mesmo assim, criou a melhor oportunidade da etapa inicial em arrancada de Guilherme. Com Gabriel Silva livre na área, o atacante optou pelo chute cruzado, que foi defendido pelo goleiro Fábio Rampi. Jogando em casa, o São José assustou pela primeira vez no início do segundo tempo. Thiago Santos invadiu a área e chutou forte para defesa de Gabriel Grando.
O Grêmio melhorou com algumas substituições. Aos 32, Bitello acertou o alvo, mas parou em mais uma intervenção de Fábio. Aos 35, no entanto, o goleiro nada poderia fazer. Depois de intensa pressão na área, a bola sobrou para o lateral Fabio, que cruzou para Everton Galdino. O atacante, que foi um dos que entraram durante a etapa final, dominou e chutou forte. A bola ainda explodiu no travessão antes de entrar: 1 a 0, e liderança garantida para o Tricolor.
Novo Hamburgo x Juventude
O Juventude esteve mais presente no ataque durante o primeiro tempo. Dani Bolt e Jean chutaram com perigo, mas fora da meta. Aos 28, a melhor oportunidade caiu nos pés de Rodrigo Rodrigues. Após receber passe de Echaporã, o centroavante carimbou a defesa com o goleiro praticamente batido. A resposta do Novo Hamburgo veio aos 32, em chute de Lucas Gaúcho que desviou na zaga e caiu próximo à trave.
Depois de terminar o primeiro tempo sofrendo pressão, o Novo Hamburgo retornou melhor do intervalo. Faltou, no entanto, criar chances claras. A partir da metade do segundo tempo, o Juventude voltou a dominar. Aos 33, livre, Daniel Cruz aparou cruzamento na área e viu Maticoli fazer grande defesa. Dez minutos depois, Rodrigo Rodrigues, também com liberdade, cabeceou para fora. Deu tempo de o Novo Hamburgo assustar na reta final em chute de Matheus Lagoa que Pegorari espalmou.
Fonte: FGF
Textos: Angelo Pieretti / Lucas Rizzatti