A noite de quarta-feira (25) foi marcada por três jogos da segunda rodada do Gauchão Ipiranga 2023, o primeiro confronto foi de Juventude e São Luiz de Ijuí no Alfredo Jacone em Caxias do Sul, a segunda partida foi entre Avenida e Internacional em Santa Cruz do Sul no estádio dos Eucaliptos e para fechar a noite o Grêmio recebeu na Arena o Brasil de Pelotas.
Juventude x São Luiz
Mesmo fora de casa, o São Luiz teve mais posse de bola nos primeiros minutos. Aos poucos, no entanto, o Juventude começou a ganhar terreno, criando as melhores chances. Aos 33, Guilherme Guedes cruzou rasteiro para Dani Bolt finalizar. O zagueiro Diego Rocha afastou a bola na pequena área, com o goleiro praticamente batido. Aos 45, foi a vez de o volante Jean tentar. Em chute com curva, de fora da área, acabou acertando a trave.
A insistência do Juventude foi recompensada logo com um minuto de segundo tempo. Dani Bolt cruzou na cabeça de Rodrigo Rodrigues. O centroavante não perdoou e abriu o placar para os donos da casa. Depois de sofrer o gol, o São Luiz tentou retomar o protagonismo. Aos 16, Márcio Goiano arriscou um chute forte de longe, mas Pegorari fez ótima defesa. Quase no fim aos 46, Maurício também tentou de fora da área. E foi mais feliz. O camisa 20 do Rubro contou com um desvio no defensor para encobrir o goleiro rival e decretar a igualdade no placar.
Avenida x Internacional
Jogando em casa, o Avenida não demorou para abrir o placar. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, Micael escorou para o centroavante Carlos Henrique, livre, cabecear para as redes: 1 a 0. O Inter demorou a reagir, enquanto via os mandantes controlarem o meio-campo. O Colorado levou perigo pela primeira vez aos 33 minutos, em chute forte de Johnny que passou para fora. O Periquito assustou em contra-ataques, mas faltou precisão nas finalizações.
Assim como no duelo diante do Juventude, o Inter encontrou o empate no início do segundo tempo com Carlos de Pena. Em mais um chute bem colocado, o uruguaio deixou tudo igual antes do primeiro minuto após a volta do intervalo. Logo depois, Pedro Henrique teve a chance de virada ao cabecear para defesa de Rodolfo. A resposta do Avenida veio do pé de PH, que chutou para intervenção de Keiller. Aos 43, houve queda de luz, interrompendo o jogo por 22 minutos. No retorno, Wanderson ainda teve uma chance, mas parou em Rodolfo.
Grêmio x Brasil de Pelotas
Desde o início do jogo, a estratégia das duas equipes ficou bem clara. O Grêmio queria ter a posse da bola e avançar pelo campo trocando passes. A estratégia da equipe de Rogério Zimmermann era congestionar o centro do gramado e forçar que o Tricolor tentasse atacar usando os lados do campo.
Só aos 44 é que o Grêmio conseguiu vencer a defesa do Xavante. Luis Suárez recebeu na área, dominou e tocou na saída de Marcelo Pitol. Gol e festa na Arena. Apesar das dificuldades, o resultado foi alcançado. O Grêmio segue com 100% de aproveitamento na temporada e deve poupar alguns titulares para a partida deste domingo contra o São José.
Fonte: FGF, Lucas Rizzatti, GZh