Esportes

Atlético se manifesta pós repercussão de suspeita de manipulação de jogo

Nota assinada pelo diretor Eduardo Silva afirma que o clube repudia qualquer tipo de atitude que não respeite a instituição

Após a repercussão sobre a suspeita de manipulação de resultado em uma partida da Copa RS Troféu Tarciso Flecha Negra, a direção do Clube Atlético de Carazinho emitiu nota através das redes sociais, manifestando-se sobre o assunto. O assunto ganhou mais notoriedade com a divulgação de reportagem de GZH, assinada pelo jornalista Rafael Diverio. O documento é assinado pelo diretor técnico Eduardo Silva. Nela, o dirigente afirma que o clube repudia qualquer atitude desrespeitosa para com a instituição. Também lamenta o ocorrido e que o objetivo do clube é manter vivo o espírito de competição. Confira a nota na íntegra:

“NOTA OFICIAL
O Clube Atlético Carazinho vem por meio desta, em respeito a toda sua torcida, comunidade de Carazinho e amantes do futebol, REPUDIAR qualquer tipo de atitude que não respeite nossas cores, nossa Instituição e as regras mínimas do desporto.
Lamentamos o ocorrido e gostaríamos de salientar que passamos sim por dificuldades como todo clube do interior, sem verbas e praticamente apenas com recursos da comunidade. Nosso projeto é manter vivo o espírito forte e brigador, que no passado, tantas glórias deu a nossa gente.
Nem sempre conseguiremos vencer, é do esporte, mas em nenhum momento aceitaremos qualquer tipo de jogo que não seja limpo. Seguiremos trabalhando para que no futuro o Atlético de Carazinho e consequentemente, nossa comunidade e o sonho de muitos jovens, siga sendo vivido. Estabelecemos parcerias com núcleos formadores de atletas, em Soledade e Passo Fundo por exemplo, para formação e desenvolvimento de atletas a partir dos 6 anos de idade. Este trabalho não para por aqui.
Reiteramos nosso compromisso como clube histórico do interior do estado de zelar pela competitividade e respeito para com todos.
Eduardo Silva – Diretor de Esportes do Clube Atlético Carazinho”
Entenda o caso
A suspeita de manipulação de resultado ganhou força após reportagem de GZH divulgar informações e imagens de lances ocorridos na estreia do Atlético na Copa RS, no dia 15 de setembro, no Estádio Paulo Coutinho em Carazinho. As jogadas consideradas suspeitas foram protagonizadas pelo zagueiro Isael, num intervalo de poucos minutos, na primeira etapa de partida. Ele marcou gol contra e cometeu pênalti. A penalidade foi defendida pelo goleiro atleticano.
No intervalo, Isael não desceu imediatamente para o vestiário como seria usual. Torcedores perceberam que vários atletas estavam chateados com a situação. Naquela altura, o Galo perdia o confronto por 2×0. O jogador sentou-se por alguns minutos no centro do gramado, perto da área defendida pelo time anfitrião. Depois aproximou-se do banco de reservas do Atlético e novamente ficou sentado, desta vez, rente a mureta de proteção. A ida ao vestiário ocorreu pouco tempo antes do time retornar para o segundo tempo. O zagueiro foi substituído no intervalo.
Nos dias subsequentes, os lances já repercutiam na cidade e a suspeita de manipulação foi levantada. O Portal Carazinho News procurou informações acerca do assunto, mas não conseguiu confirmar nada concreto. A reportagem contatou o técnico, Bruno Mattos. Na ocasião ele disse que estava abalado com o resultado da estreia (o jogo terminou 5×0 para o Brasil-FAR). “Estou sem entender os lances, não sei se houve alguma sacanagem, mas quero de coração entender que isso não aconteceu. Se realmente houve vamos tomar as medidas e desligar da equipe”, declarou.
Poucos dias depois, Isael saiu do clube.
A suspeita de manipulação de resultado é tema de investigação da Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE, sob a titularidade do delegado Gabriel Bicca.
Isael foi procurado pelo Portal Carazinho News, mas ainda não retornou o contato. Para GZH, o zagueiro se mostrou indignado com a suspeita de manipulação e que no dia do jogo estava com muita dor na perna, jogando “no sacrifício”, por causa de uma lesão no músculo posterior da coxa.
No lance do gol contra, disse que tentou tirar a bola para escanteio e no pênalti, declarou que estava indeciso sobre o que fazer, subiu com os braços abertos.
O Atlético não somou pontos na Copa RS e não se classificou. Sofreu cinco derrotas em cinco jogos. Além da goleada na estreia para o Brasil-FAR, perdeu para Gramadense (2×0), Glória (2×1), Garibaldi (6×0) e São Luiz (7×0).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo