Atualização do CADÚnico deve ser feito no CRAS
Carazinho possuiu dois centros de referência. Divulgação de que existe prazo para fornecer informações é equivocada
Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de Carazinho estão recebendo as famílias que precisam atualizar o Cadastro Único permanentemente. Através dele, as pessoas têm acesso à diversos benefícios sociais como o Auxílio Brasil, tarifas sociais (água e energia elétrica), isenção de taxas em concursos públicos, entre outros.
O movimento nos CRAS Floresta e Ouro Preto é considerado normal, conforme a coordenadora do CadÚnico, Neli Bianquini. Ela explica que a divulgação de que hoje (14) seria o último dia para atualizar as informações e que o prazo estava sendo prorrogado é equivocada. Por isso há formação de filas em algumas cidades.
Ela esclarece que a obrigatoriedade de atualização do cadastro é de no máximo a cada 2 anos, mas a orientação é de que as famílias atualizem seu cadastro a cada mudança que ocorra na situação familiar, como por exemplo mudança de renda, de escola, de endereço, de trabalho, de telefone… O cadastro sempre atualizado evita dissabores como bloqueio do benefício.
A renda per capita é um critério utilizado pelo Governo Federal para considerar perfis aptos, mas não é o único, bem como, ter Cadastro Único não garante acesso ao benefício.
Os cadastradores ou equipes técnicas dos CRAS não tem ingerência sobre quem vai ser beneficiado, isso é feito pelo cruzamento de dados do sistema. Por isso, a importância de manter seu cadastro atualizado corretamente. Podem fazer o cadastro famílias com renda de meio salário mimo mensal per capita, hoje R$ 606,00.
Os CRAS atendem de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 11h45min e das 13h30min às 17h. O telefone do CRAS Ouro Preto é 3329 6404 e do CRAS Floresta é 3331 8481.