Quatro pessoas foram presas em flagrante no RS, nesta quarta-feira (25), em uma operação contra suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
A Polícia Federal (PF) realizou a ação em todo o país para combater os crimes. Foram cumpridas 141 ordens judiciais em 23 estados.
No RS, as prisões ocorreram em Viamão, Alvorada e Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, mas a PF informou que são todos homens, com idades entre 25 e 49 anos.
Mandados de busca e apreensão foram realizados em nove cidades gaúchas. São elas: Viamão, Porto Alegre, Sapiranga, Venâncio Aires, Gravataí, Alvorada, Capão da Canoa, Rosário do Sul e Pelotas.
Durante as investigações, a PF contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
De acordo com a corporação, entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, já foram cumpridos 1,2 mil mandados de prisão contra abusadores sexuais.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos tanto na internet quanto fora dela.
“A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, afirma a instituição.
Os presos no RS
Viamão
Homem, 49 anos
Homem, 44 anos
Alvorada
Homem, 36 anos
Sapiranga
Homem, 25 anos
Foto: Divulgação/Polícia Federal