Vídeo: Surpresa e emoção marcam entrega das primeiras casas definitivas para famílias atingidas pela enchente em Lajeado
Construção foi viabilizada por meio da Organização Não-Governamental Americana Volunteer Emergency Relief (VER), que tem como CEO o brasileiro radicado nos Estados Unidos, Fred Martins
A entrega das primeiras casas definitivas para famílias que perderam seus imóveis na enchente de maio em Lajeado foi marcada por surpresa e emoção nesta quinta-feira (12). As construções foram viabilizadas pela Organização Não-Governamental Americana (ONG) Volunteer Emergency Relief (VER), liderada pelo brasileiro radicado nos Estados Unidos, Fred Martins.
Seis residências foram construídas na Rua Érico Weber, no Bairro Floresta. Destas, duas foram entregues nesta quinta-feira. Pela manhã, Carlos Henrique Flores recebeu as chaves de sua nova casa. À tarde, foi a vez do casal Mayara Dutra Ferreira e Gilmar Amaril Ferreira, que tem quatro filhos, serem surpreendidos com a entrega.
As entregas ocorreram de forma inesperada para as famílias. Elas foram levadas até as residências sob o pretexto de escolher móveis que estavam precisando. Ao chegarem ao local e após uma breve visita, Fred Martins anunciou que as casas eram, na verdade, um presente para elas.
A emoção tomou conta da família de Mayara, que havia perdido sua casa no centro histórico em três enchentes consecutivas. “Eu não tenho palavras. Quando você perde a esperança de se reerguer e vê alguém como Fred, que ajudou sem esperar nada em troca, é como um sinal divino. É muita luta, muita garra, e fazer o certo é sempre a melhor saída”, disse Mayara, visivelmente emocionada.
Confira o vídeo do momento;
As casas pré-moldadas, que combinam PVC e concreto, têm 47,5 metros quadrados e um custo de construção de R$ 120 mil. O tempo de construção foi de 45 dias após o aterramento ser finalizado. Esse modelo é utilizado nos Estados Unidos em áreas afetadas por furacões. Fred Martins, que também passou por dificuldades significativas, compartilhou: “Deus me deu a oportunidade de fazer isso. Minha casa, no passado, era mais molhada por dentro do que por fora. Agora, Ele me usou para proporcionar moradia.”
Martins esteve no Vale do Taquari em maio como voluntário e retornou em julho para acompanhar a construção das casas, permanecendo na região desde então.
Novas doações
Durante seu discurso, Martins também anunciou um novo projeto chamado “Natal em Casa”, com o objetivo de entregar novas casas até o final do ano. Para isso, a ONG está buscando parcerias com o setor público e privado. “Se você tem recursos e busca um lugar sério para doar, aqui garantimos nossa seriedade. Recebemos e entregamos com compromisso”, destacou Martins.
O principal desafio atualmente é a obtenção de terrenos para as novas construções. Interessados em contribuir podem entrar em contato com a Aliança Evangélica ou diretamente com a ONG Volunteer Emergency Relief através das redes sociais.
Fonte: Grupo Independente
Famílias contempladas pela ONG (Foto: Vinicius Mallmann)