AmbienteEstado

Veranico de julho: saiba quando os termômetros devem subir no RS

Porém, o aquecimento não deve ocorrer em todos os turnos. Os termômetros subirão à tarde, mas as manhãs e noites seguem frias em meio ao veranico.

Após o começo de inverno com frio intenso, o Rio Grande do Sul se prepara para um período com máximas acima da média de julho. Desde a semana passada, o “veranico” eleva a temperatura em diversas regiões do Estado, que devem ter dias mais quentes até o dia 25.

Porém, o aquecimento não deve ocorrer em todos os turnos. Os termômetros subirão à tarde, mas as manhãs e noites seguem frias em meio ao veranico.

A subida nos termômetros é resultado de um bloqueio atmosférico que se forma na região central do Brasil, sobre as áreas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O sistema de alta pressão impede o avanço da umidade sobre a região, o que impossibilita a formação de nuvens de chuva e favorece a circulação de uma massa de ar quente com o vento que sopra de cima para baixa e se espalha por outras áreas do país.

No Rio Grande do Sul, o bloqueio atmosférico resulta no “veranico de julho”, que deve causar uma amplitude térmica entre as manhãs e tardes gaúchas. As previsões atualizadas pela Climatempo, indicam que os efeitos devem ser mais intensos na Fronteira Oeste e na Região das Missões, onde os municípios podem registrar máximas entre 5ºC e 7ºC acima da média para esta época do ano. Nas demais áreas do Estado, a variação prevista está entre 3ºC e 5ºC.

— Importante frisar que este aumento vai ser nas máximas. A tendência é mais para a faixa Oeste, pegando principalmente Oeste e Missões com temperatura variando entre 5ºC e 7ºC (acima da média) ao longo dos próximos dias. Para a faixa mais central do Rio Grande do Sul, principalmente Campanha, Vales, região Central e Norte, vai ter uma elevação de temperatura em torno de três e cinco graus — explica o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo.

Amplitude térmica

Os veranicos têm como característica os dias ensolarados e secos, com pouca chuva. Apesar da presença do sol, esta época do ano é marcada por madrugas e manhãs mais longas no RS, o que implica em períodos de grande variação entre as mínimas e máximas dentro de um mesmo dia.

Borges explica que os termômetros devem subir apenas no período da tarde, com manhãs e noites frias em meio ao veranico.

— As manhãs vão continuar geladas e as noites também. Porque justamente nessa época do ano a gente tem menos incidência de radiação solar, então principalmente madrugada e manhã são maiores, consequentemente a gente tem mais tempo de perda de calor — salientou.

A tendência é que no domingo Porto Alegre supere a média de máxima do mês, quando os termômetros devem chegar a 21ºC durante a tarde. No mesmo dia, a mínima deve ser de 12ºC, com variação de 9ºC entre manhã, tarde e noite.

Fonte: GZH/Produção: Lucas de Oliveira

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo