Carazinho

Carazinho perde João Hugo da Silva, considerado um dos últimos tropeiros

João Hugo da Silva recebeu o prêmio Tradicionalista Destaque 2021 da Câmara de Vereadores de Carazinho.

Faleceu na noite desta quinta-feira (11), aos 99 anos, João Hugo da Silva. Considerado um dos últimos tropeiros.

João Hugo da Silva recebeu o prêmio Tradicionalista Destaque 2021 da Câmara de Vereadores de Carazinho.

Quem é João Hugo da Silva

João Hugo da Silva nasceu em 28 de abril de 1925 no município de Quaraí/RS. Mudou-se para Carazinho junto de seus pais com seis meses de idade, após seu pai, Pedro João Pires da Silva, adquirir as terras conhecidas como Fazenda Monte Alegre.

Sua história com o tropeirismo iniciou muito cedo: com apenas nove anos realizou sua primeira viagem para São Paulo, junto de seu pai e seus tios, levando uma tropa de mulas. Sempre esteve envolvido com o trabalho no campo e aos 16 anos se tornou capataz da fazenda de seu pai, onde era responsável pelos animais.

Aos 18 anos, quando prestou serviço militar em Cruz Alta, aprendeu a ginetear e passou a domar as mulas pertencentes ao Exército. Assim, se tornou conhecido como um grande domador, ginete e laçador, participando de inúmeros rodeios, colecionando vários troféus, premiações e homenagens, não só no Rio Grande do Sul, mas em outros estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A cultura tradicionalista sempre esteve presente em sua família e até os dias de hoje segue passando aos seus descendentes. Possui 4 filhos, 10 netos e 12 bisnetos. Fundou o Quadro de Laçadores “Piquete Pedro João”, em homenagem ao seu pai, participando ativamente junto com seus familiares.

É um dos fundadores do CTG Alfredo D’Amore, bem como participou do CTG Rincão Serrano e do Jockey Club Carazinhense.

João Hugo da Silva participou de filmes de Teixeirinha, realizou depoimentos para muitos livros e sua biografia está em elaboração. Também participou do documentário da Rede Globo/Globo Rural sobre as Tropeadas de Mulas.

Confira a nota:

Fonte/Foto: Câmara de Vereadores de Carazinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo