AmbienteEstadoRegião

Polícia flagra quase 300 mil metros quadrados de desmatamento no RS

Crime foi constatado durante operação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar na quarta-feira (21). No local, agentes verificaram retiradas de árvores de Pau-ferro, espécie ameaçada de extinção

Uma área de mais de 277 mil metros quadrados de mata nativa foi desmatada em Dezesseis de Novembro, município de 2,5 mil habitantes do noroeste do RS. O espaço equivale a 38 campos de futebol.

O crime ambiental foi flagrado durante operação de combate ao desmatamento em áreas de preservação permanente (APP) da Patrulha Ambiental da Brigada Militar na quarta-feira (21).

Cerca de 20% do total desmatado era Área de Preservação Permanente de rios. Ou seja, vegetação que serve como sistema natural de proteção dos recursos hídricos, além de habitat para diversas espécies de fauna e flora.

Os agentes também verificaram retiradas de árvores de Pau-ferro, espécie ameaçada de extinção.

No local, foi apreendida uma escavadeira hidráulica usada na degradação ambiental. O suspeito do crime será autuado nas esferas penal, civil e administrativa, e a área desmatada será objeto de embargo.

A Mata Atlântica é o bioma predominante em 337 municípios do Rio Grande do Sul (67,8%), segundo mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comando Ambiental da Brigada Militar / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo