Empresa em acordo com o MPRS, doará casinhas e ração para 500 animais abrigados por um ano
O acordo foi firmado durante audiência que tratou da questão envolvendo a morte de animais em duas lojas da rede em Porto Alegre.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, firmou nesta quarta-feira, 26 de julho, transação penal com a Cobasi, na qual a empresa se comprometeu a estruturar abrigo para animais mantido pelo Município, por meio da doação de 500 casinhas plásticas, potes e coleiras. Ainda, a empresa irá doar ração premium para alimentar, ao longo de um ano, 500 animais domésticos do abrigo da Prefeitura.
“Fizemos uma composição civil pelo dano causado aos animais, que contempla a doação de ração e também um plano de contingência para a prevenção de novos acidentes, inclusive com treinamento de todos os funcionários”, conta a promotora de Justiça Annelise Steigleder.
O acordo foi firmado durante audiência que tratou da questão envolvendo a morte de animais em duas lojas da rede em Porto Alegre, ocorridas durante as enchentes de maio deste ano.
Conforme Annelise, a transação penal ocorreu no âmbito criminal. “Tramitam ainda três ações civis públicas, que estão sendo tratadas pela Defensoria Pública e pelas ONGs Princípio Animal e Amepatas, nas quais não houve acordo”, explica a promotora. Nestas ações, o MPRS atua como “custus legis” (fiscal da correta aplicação da lei).