MundoAmbiente

Com chance de bater recordes de temperatura nos próximos dias, EUA enfrentam onda de calor precoce

Serviço meteorológico do país informa que são esperadas mínimas em torno dos 23ºC, tornando o fenômeno especialmente perigoso. As máximas não devem ultrapassar os 35ºC

Uma onda de calor começa a atingir o nordeste dos Estados Unidos e pode bater recordes de temperatura nos próximos dias, alertaram as autoridades nesta terça-feira (18). Enquanto isso, incêndios destroem o oeste do país.

“Uma onda de calor chegará e persistirá sobre a região dos Grandes Lagos, o Vale de Ohio e o Nordeste durante os próximos dias” e a partir de quarta (19) e quinta-feira (20) “diversos recordes” podem ser batidos, anunciou o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS).

A duração, os céus limpos e a alta temperatura noturna – são esperadas mínimas em torno dos 23ºC – fazem com que esse fenômeno seja especialmente perigoso. As máximas não devem ultrapassar os 35ºC, acredita o NWS.

Em Chicago, uma onda de calor tão precoce não era vista desde 1933, conforme o climatologista-chefe de Illinois. Porém, a cidade não providenciou áreas climatizadas para o público.

Marco do aquecimento global 

Na segunda-feira (17), várias associações e sindicatos pediram ao governo de Joe Biden que facilite o financiamento de tais operações, classificando as ondas de calor e os episódios de fumaça causados por incêndios florestais como “catástrofes”. O objetivo é que a agência federal encarregada de responder a desastres naturais (FEMA) possa intervir.

De acordo com os cientistas, as ondas de calor recorrentes são um marcador claro do aquecimento global e se multiplicarão, se estenderão e se intensificarão.

Possível furacão também preocupa

Além disso, uma tempestade, que pode se tornar um furacão de categoria 1, está avançando no Golfo do México e deve atingir o litoral do Texas e o norte do México entre quarta e quinta-feira, tornando provável a ocorrência de enchentes, de acordo com o NWS.

Na Califórnia, os Bombeiros estão lutando contra um grande incêndio desde sábado (15). E no Novo México, as autoridades ordenaram a evacuação de cerca de 7 mil moradores da cidade de Ruidoso por causa do incêndio.

JEFF SWENSEN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo