Geral

Polícia flagra mais de 38 mil metros quadrados de desmatamento em cidades do RS

Áreas destruídas ilegalmente foram localizadas em Almirante Tamandaré do Sul, Severiano de Almeida e Santo Expedito do Sul

Na quarta-feira (24), o 3° Batalhão Ambiental (BABM) realizou uma ação de combate e fiscalização ao desmatamento e a áreas degradadas na região Norte do Estado. A Operação Força Verde flagrou a destruição em três municípios, totalizando 38,5 mil metros quadrados de vegetação nativa suprimida.

Em Almirante Tamandaré do Sul, a equipe do BABM flagrou a eliminação de 13,3 mil metros quadrados de Mata Atlântica em uma propriedade. A partir da vegetação remanescente, foram identificadas a destruição de árvores conhecidas como angico, fumeiro-bravo e canela.

Em conjunto com o Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), os policiais constaram que não havia licença ou autorização do órgão ambiental para intervir na área de mata.

Já no interior de Severiano de Almeida, o batalhão registrou 14,8 mil metros quadrados de supressão de vegetação. Os agentes identificaram que o dano atingiu diversas espécies, como angico, açoita-cavalo, araucária, camboatá, canela, fumeiro-bravo, pata-de-vaca e umbu. A área vinha sendo utilizada como lavoura para o cultivo de grãos.

Em Santo Expedito do Sul, por sua vez, mas 10,4 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram desmatados, atingindo também uma Área de Preservação Permanente (APP). De acordo com a lei n° 12.651/2012, a APP é protegida com o objetivo de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade, protegendo o solo, a flora e a fauna. São áreas naturais intocáveis, em que não é permitida a exploração econômica direta.

Nos três casos os responsáveis pelas áreas não possuíam licença para realizar o manejo florestal. Eles foram identificados e tiveram boletim de ocorrência registrado por crime ambiental conta a flora, cuja pena vai de multa até três anos de detenção.

Fonte:3° BABM / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo