MundoPolícia

Com espada, homem esfaqueia pessoas nas ruas de Londres e é preso; menino de 14 anos morre no ataque

O homem de 36 anos foi detido.

Um homem de 36 anos foi preso nesta terça-feira, 30, no leste de Londres depois de atacar pedestres com uma espada e ferir pelo menos cinco pessoas, em um incidente que a polícia disse não parecer estar vinculado ao terrorismo. Um adolescente de 14 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A polícia chamou o ocorrido de um ataque “realmente horrível”.

Imagens publicadas nas redes sociais e recolhidas pela mídia britânica mostravam um homem vestindo calça preta e um moletom amarelo com capuz, espada na mão, andando de forma irregular em frente às casas, enquanto carros da polícia cercavam o local. Testemunhas relataram ter ouvido gritos.

O caso ocorreu em Hainault, uma área suburbana de Ilford, que faz parte do bairro londrino de Redbridge. “O ataque não parece estar vinculado ao terrorismo”, disse Ade Adelekan, um oficial da polícia citado no comunicado.

A polícia afirma que prendeu um suspeito 22 minutos depois de receber a primeira ligação para o número dos serviços de emergência.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou estar chocado com o incidente. “A violência não deve ter lugar nas nossas ruas”, apontou o político na rede social X. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse estar absolutamente devastado com o ataque.

Testemunhos

Uma testemunha disse à agência de notícias PA que houve um impasse entre a polícia e o suspeito em um beco.

“No meio da confusão, pelo menos uma pessoa foi esfaqueada – acho que pode ter sido uma mulher porque ouvi uma mulher gritar e, depois, algum tipo de choro. Depois ouvi uma voz dizendo coisas como ‘ela foi esfaqueada no rosto’ e ‘precisamos de ajuda’ — um pedido de apoio médico”, relatou.

Manpreet Singh, que foi testemunha, disse que viu um “grupo de pessoas, cinco ou seis delas, tentando lutar contra um cara – ele tinha uma espada na mão”.

Ele disse à BBC que viu o homem correndo em direção à estação e depois tentando entrar em uma casa. Singh contou ainda que o suspeito estava tentando lutar contra os policiais e foi atingido com uma arma de eletrochoque (taser).

Em um vídeo, é possível ver o suspeito olhando casas em Laing Close. Perto dele, o vídeo mostra uma pessoa imóvel caída na estrada.

Uma pessoa parece ter escapado com sorte. Em um vídeo, eles são vistos brevemente saindo de uma casa a poucos metros do agressor, mas somem sem serem percebidas por ele.

Não está claro se todas as cinco vítimas foram atacadas em Laing Close e Thurlow Gardens ou se houve mais feridos nas proximidades.

Outra pessoa capturou imagens do suspeito sendo perseguido pela polícia enquanto pulava cercas e garagens e entrava em jardins. Um homem foi ouvido alertando os moradores gritando “todos tranquem as portas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo