PolíciaAmbienteRegião

Polícia resgata pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Vila Maria

Uma mulher foi atuada e responderá por crime ambiental contra a fauna

Policiais resgataram 16 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro no município de Vila Maria, no norte do Estado, nesta quinta-feira (15). A operação aconteceu após uma denúncia anônima.

A equipe do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) encontrou os animais dentro de gaiolas em uma residência. A moradora informou que não possuía autorização para criação amadora dos pássaros, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, nenhum dos animais tinha anilha de identificação.

Entre as espécies em cativeiro, os policiais identificaram dois cardeais, dois sargentos, quatro moretas, três coleiras, um canário-da-terra, um tico-tico-rei, um frade e dois sebinhos. Alguns dos pássaros apresentavam lesões nas asas e no bico, por estarem se debatendo em gaiolas, uma vez que foram retirados da natureza.

A mulher foi autuada e responderá por crime ambiental contra a fauna. De acordo com a lei 9.605/98, a pena para esses casos é detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Os pássaros silvestres resgatados foram encaminhados para avaliação médica no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF). Assim que forem liberados, os animas serão devolvidos ao seu habitat natural.

Fonte: GZH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo