Os flagrantes de desmatamento no norte gaúcho cresceram 113% em 2023 na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram constatados 6.097 hectares de mata nativa suprimida, o que equivale a mais de 6 mil campos de futebol. Enquanto isso, foram apreendidos 36.521 metros cúbicos de madeira.
Os dados pertencem ao 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3°BABM), que divulgou as informações das operações realizadas em 2023 na manhã desta quinta-feira (25), em Passo Fundo. O batalhão abrange 239 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serra.
Segundo o levantamento, o número de apreensões de madeira retirada ilegalmente no ano passado foi 70% maior que o registrado em 2022. Além disso, 173 pessoas foram presas em 2023 por crimes contra a fauna e houve o recolhimento de 50,7 mil metros de redes de pesca irregulares.
O comandante do 3°BABM, major Leandro Gois, atribui os números ao aperfeiçoamento das tecnologias, que contam com o uso de drones e imagens de satélite em tempo real:
— Essa tecnologia já estava presente no batalhão, contudo ela foi aperfeiçoada ao longo do ano passado, com atualizações do próprio sistema e aquisição de novos equipamentos. A unidade também teve um reforço no efetivo, o que possibilitou atender mais ocorrências e mais agilidade e condições para atuação — disse.
3° BABM / Divulgação