PolíciaEstado

Bebê passa mal em escolinha e é internado em UTI com hemorragia cerebral no RS; polícia investiga

Caso é tratado como suspeita de lesão corporal. Menino de cinco meses recebeu alta no domingo (17) após ficar 10 dias internado. Quadro pode ter sido causado pela "síndrome de bebê sacudido".

A Polícia Civil investiga o caso envolvendo um bebê de cinco meses que passou mal em uma escola de educação infantil em Estância Velha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. O menino teve um quadro de hemorragia cerebral e ficou internado por 10 dias. A criança recebeu alta no domingo (17).

De acordo com o delegado Rafael Sauthier, responsável pela investigação, o caso é tratado como suspeita de lesão corporal. Os pais da criança e a proprietária da escolinha já foram ouvidos. O bebê não estava com hematomas nem apresentava lesões aparentes. Não há informação sobre o estado de saúde do menino após a alta hospitalar.

“Houve uma primeira informação de que a criança poderia ter caído e levado uma pancada na cabeça, porém, os médicos descartaram qualquer trauma. Não ocorreu isso, está descartado”, pontua Sauthier.

O Hospital Regina, para onde o bebê foi transferido após um primeiro atendimento em Estância Velha, confirmou que a criança chegou na UTI pediátrica no dia 6 deste mês e recebeu alta no dia 17. A instituição não detalha informações sobre os procedimentos realizados no período.

Não há câmeras no local onde o bebê estava. As imagens obtidas pela polícia, de outras dependências, mostram o menino sendo atendido por monitoras.

“A escolinha juntou imagens da sala principal, do saguão, e aparece o momento que as professoras saem lá de dentro com a criança já desfalecida e levam para socorro. Mas essas imagens não ajudam para elucidação, porque não são da peça onde a criança estava”, esclarece o delegado.

A polícia apura se a hemorragia cerebral foi provocada pela chamada “síndrome do bebê sacudido”. O quadro está relacionado com o impacto de movimentos bruscos e em alta velocidade.

Nota da proprietária da escola infantil

Nós já demos o nosso depoimento na Delegacia de Polícia de Estância Velha, dando a nossa versão dos fatos. Assim como a família e a comunidade, estamos abalados e ansiosos por um esclarecimento do fato.

A escola tem uma equipe qualificada, treinada e preparada para atender as crianças. Estamos acompanhando de perto as investigações e olhando, de forma imparcial, também para outras possibilidades, fora da escolinha. É importante destacar que o bebê não está mais no hospital.

Fonte: G1/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo