A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira (3), mais três mortes por dengue no estado. Com isso, o RS chega a 18 vítimas pela doença em 2023. Veja mais informações abaixo.
As mortes mais recentes em decorrência da dengue são de uma idosa e dois homens. De acordo com a SES, os três tinham doenças preexistentes.
A mulher era residente de Jaguari, na Região Central do RS, e tinha 81 anos. Ela morreu em 27 de abril, segundo os registros. Um dos homens era morador de Não-Me-Toque, no Norte do estado. Ele tinha 52 anos e faleceu em 20 de abril. O outro, de 59 anos, era de Ibirubá, também no Norte, e teve a morte registrada no dia 26.
O estado soma 9.343 casos de dengue, dos quais 8.573 são considerados autóctones, ou seja, quando o contágio ocorreu dentro do estado. Os demais casos são importados, quando residentes foram infectados fora do estado. Os dados são da última atualização divulgada pelo governo, em 27 de abril.
A Secretaria reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Sintomas da dengue
Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
Dor atrás dos olhos
Dor de cabeça
Dor no corpo
Dor nas articulações
Mal-estar geral
Náusea
Vômito
Diarreia
Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira