As forças de segurança de Caxias do Sul avançaram na investigação da morte da idosa encontrada carbonizada. Pelas informações iniciais, ela foi agredida com golpes de pedras e depois queimada. A provável motivação do crime teria sido uma dívida de R$150 reais.
Ainda na última quinta-feira (18), foram recebidas informações a respeito do desaparecimento da vítima Maria Eleonor Ramos, de 74 anos de idade. Durante os dias seguintes foram realizadas diligências através do setor de inteligência da Brigada Militar no intuito de localiza-la e esclarecer seu desaparecimento.
Já neste domingo (21), foram obtidas novas informações referentes a identificação e paradeiro do suposto responsável pelo crime. A equipe do 4º BPChq localizou e abordou o indivíduo em seu endereço, sendo ele um homem de 36 anos que, durante conversa com os policiais, admitiu o crime e se dispôs a levar a equipe até o local onde havia cometido o homicídio e ocultado o cadáver.
Momentos antes da abordagem, através do número 190, foi recebida uma ligação a respeito da localização de um cadáver, o qual estaria nas proximidades da BR-116, no bairro Vila Verde. No momento em que o meliante levou os policiais até o local, já haviam viaturas da Brigada Militar atendendo a ocorrência, sendo então verificado se tratar do mesmo fato.
Diante das circunstâncias, o indivíduo foi preso pelo Batalhão de Choque e conduzido a DPPA de Caxias do Sul para registro da ocorrência.