A sexta-feira(26) será marcada pela virada no tempo na maior parte do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria sobre o território gaúcho provoca instabilidade em quase todas as regiões, com exceção da Serra, onde o sol aparece entre nuvens. As temperaturas permanecem altas, mas começam a cair após a chuva.
Há previsão de chuva isolada logo nas primeiras horas do dia no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste e no Litoral Sul, nas duas últimas regiões, Uruguaiana e Rio Grande, respectivamente, devem registrar os maiores acumulados do dia: 20mm (em torno de 16% do esperado para o mês). Nas demais localidades, a precipitação deve chegar entre a tarde e a noite e pode ocorrer apenas como pancadas.
Em Carazinho a sexta-feira deve ser de nebulosidade, a chuva está marcada para o sábado e domingo, confira o gráfico abaixo;
De acordo com a Climatempo, no sábado(27), o tempo será instável, com chuva forte, em todo o território gaúcho. Há risco de temporais, com raios, ventania e até queda de granizo, pelo Estado. O maior acumulado está previsto para Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo: 64mm (cerca de 51% do volume previsto para maio). Porto Alegre registra 24mm (em torno de 21% do esperado para o mês).
Com a chuva e o avanço da frente fria, as temperaturas despencam. Pela manhã, Pedras Altas, no sul gaúcho, marca 7°C, a menor temperatura do dia. Já a máxima, que não passa de 27°C, está prevista para Vicente Dutra, na Região Norte. A variação térmica na Capital fica entre 16°C e 22°C.