Nesta quinta-feira (13), a instabilidade se espalha para todo o Estado. De acordo com a Climatempo, há risco de temporal, com precipitações de forte intensidade e rajadas de vento, na Região Metropolitana, no Litoral, Fronteira Oeste e Noroeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre em forma de pancadas, alternando com períodos de nebulosidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 10h da quinta-feira (13), para risco de tempestade no Estado. As regiões mais vulneráveis são o Sul, a Campanha, o Litoral Sul, a Região Central, a Fronteira Oeste e parte da Região Metropolitana e do Noroeste. Existe o risco de vento de até 100 km/h e altos acumulados, além da possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e registro de alagamentos.
Devido a alta nebulosidade, as temperaturas começam a ficar mais baixas. A mínima, 9°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. A máxima será registrada em Novo Tiradentes, no Norte: 33°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 22°C.