Um idoso de 75 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira (28) após arrastar um cachorro amarrado ao para-choque de uma van. O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil após um vídeo circular nas redes sociais com o animal, já morto, ainda preso ao veículo, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O homem deve responder pelo crime de crueldade contra os animais, com pena de dois a cinco anos de reclusão (com agravante pela morte do animal) e por poluição ambiental, com pena de até quatro anos de reclusão, pelo descarte em local inadequado do animal morto.
“Tomamos conhecimento deste caso pelas redes sociais. Gerou grande consternação pública e, quando tomamos conhecimento, conseguimos identificar a placa e começamos a investigação”, explica a delegada Tatiana Bastos.
De acordo com a polícia, o homem preso tem histórico de violência contra mulheres e já respondeu pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas.
Além da prisão, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA), que acompanhou a ação, resgatou dois cachorros e um pássaro no local, em estado de maus-tratos.
O homem ainda indicou um lixão como o local em que havia descartado o animal morto. O corpo do cachorro, no entanto, estava em estado de decomposição, o que impediu a realização de uma necropsia para averiguar se o animal já estava morto ao ser arrastado e o horário da morte.
Fonte: G1