FGFS se manifesta sobre agressões à arbitragem em jogo da final da Série Prata
Ivan dos Santos e esclareceu que se a arbitragem relatar o episódio em súmula, a procuradoria poderá oferecer denúncia
O jogo de ida da final da Série Prata, realizado em Santiago, na noite de sábado (10), foi marcado por agressões à arbitragem. A equipe do Portal Carazinho News transmitiu a partida realizada no Ginásio Aureliano Figueiredo Pinto e as imagens registraram a agressão sofrida por um dos árbitros do jogo. Ele recebeu um tapa no rosto e um chute desferido por um membro da comissão técnica da SER Santiago. O autor foi retirado do local. Além disso, testemunhas relataram ao Portal de que a anotadora, única mulher da equipe de arbitragem, foi insultada com palavrões.
A súmula da partida ainda não estava disponíveis no site da Federação Gaúcha de Futsal, na tarde desta segunda-feira (12). Procuramos o presidente da entidade, Ivan dos Santos. Sobre a disponibilização da súmula, o mandatário explicou que ele se reúne com a diretoria de arbitragem e procurados todas as quartas-feiras, o que indica que o documento fica disponível a partir desta data.
Questionado se a súmula conterá o relato das agressões, Santos disse que precisa aguardar o documento para saber do seu teor, mas acredita que tudo que ocorreu em Santiago será relatado. Segundo ele, se o procurador constatar um relato de agressão, poderá oferecer uma denúncia à Federação e que em seguida será direcionada ao Tribunal de Justiça Desportiva – TJD.
Torcedores que participaram da transmissão colocaram em dúvida a marcação da sexta falta da Sercesa/TW Transportes, o que levou a cobrança de tiro livre direto, resultado em gol a favor do time da casa. ” Dentro de quadra eles (a arbitragem) são a autoridade máxima no momento de decisões. Em relação a marcação de falta de ter sido ou não é decisão da arbitragem e não compete a mim que não estava dentro de quadra achar alguma coisa”, colocou.
Também questionado quando a um episódio ocorrido em Tupanciretã, em jogo da semifinal, entre Figueira e Sercesa, quando o repórter do Portal teve o fone de ouvido arrancado por um torcedor local, impedindo o desempenho da função em quadra, Ivan dos Santos disse que “a arbitragem só coloca em súmula aquilo que foi presenciado por eles, pois se não viram não tem como colocar”.
WO na Copa RS
Sercesa e SER Santiago podem reeditar a final da Série Prata, mas na Copa RS. Isso porque Santiago venceu por WO o jogo de ida com o La Máquina, o que desclassificou o representante de São Sepé. Já o time carazinhense tem chances de classificação, pois ainda joga. A partida de volta será nesta terça-feira (13), diante da ABF, em São Lourenço do Sul. “Existe um comunicado da FGFS que se não houver acordo entre os clubes fica marcado a data do jogo que a FGFS determinar, independente da justificativa do clube que não compareceu, pois consta no regulamento que os jogos poderiam ser jogado nos dias de semana. O clube adversário entrou em quadra aguardaram a arbitragem que também entrou em quadra e aguardaram o tempo estipulado”, citou ele.