EducaçãoEsportes

Estudante de Carazinho é campeã estadual invicta nos Jergs

Ketlyn Dapper da Silva, da EMEF Pedro Pasqualotto, disputou tênis de mesa e passou por todas as etapas até conquistar a medalha de ouro em Santa Maria

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – Jergs reúnem centenas de estudantes de escolas públicas do Estado. Primeiro, eles passam pelas fases municipais, depois nas coordenadorias regionais, em seguida regionais até chegarem a decisão estadual. Carazinho foi representado por vários competidores, em várias modalidades esportivas.

Uma estudante carazinhense sagrou-se campeã estadual no tênis de mesa no fim de semana, em Santa Maria. As finais do atletismo ocorreram no campus da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Ketlyn Dapper da Silva (13), do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pasqualotto, do bairro Medianeira, alcançou a conquista de forma invicta. Na final, ela foi acompanhada pelo treinador Jaime Müller e pela diretora da escola, Estela Mirta Cavalheiro.

No retorno, foi recepcionada com festa, Teve até carreata e a estudante foi cumprimentada pessoalmente pelo prefeito Milton Schmitz e a secretária adjunta dede educação, Cristina Vieira. Nesta segunda-feira (17), Ketlyn foi aplaudida pelos colegas e houve nova homenagem por parte da SMEC e do Departamento de Esportes.

“Quero parabenizar nossa aluna Ketllyn Dapper por mais uma vez representar nossa escola e conquistar o 1° lugar invicta nos jogos tênis de mesa Estadual em Santa Maria. Foi um momento muito gratificante durante todos os jogos até chegar na faze Estadual, pois em todos tivemos vitórias. Agrademos o professor Jaime por acreditar e ter esse carinho e dedicação com os seus alunos”, escreveu a diretora Estela, na rede social oficial da escola.

Professor Jaime Müller, a campeã Ketlyn, o diretor de Esportes GIlson Haubert e a diretora Estela Mirta Cavalheiro (Foto Divulgação)

Ela nunca tinha praticado tênis de mesa antes 

Ketlyn Dapper da Silva conta que antes de frequentar a oficina na escola, nunca havia praticado a modalidade. “Gostei e passei a me dedicar muito, cada vez mais, até chegar onde cheguei”, afirma.

Segundo ela, aprendeu muito nos treinos, inclusive a corrigir movimentos. Primeira treinava uma vez na semana, na escola, depois passou a treinar particularmente no CT do professor Jaime Müller. “Não foi fácil, mas me dediquei ao máximo”, garante.

A adolescente é muito grata ao treinador. “Só tenho a agradecer por tudo. Ele me ajudou muito. Sempre procurou me corrigir durante os treinos, sendo bastante atencioso. O trabalho dele é muito bom”, salienta.

Ketlyn não imaginou que poderia chegar tão longe, destacando-se em nível estadual. “Ainda mais representado o município e a escola, conquistando o título de forma invicta, mas sempre dizia a mim mesma: ‘eu tenho que ganhar e para isso vou me esforçar’. Treinar muito e acreditar em mim mesma foi fundamental. O tênis de mesa agora está na minha vida, como um esporte na minha rotina”, aponta.

Quem sabe em breve, Carazinho não poderá contar com uma atleta profissional de tênis de mesa, uma vez que o título dos Jergs motiva Ketlyn a sonhar mais alta.

 

Atleta dedicada 

O treinador Jaime Müller conta que Ketlyn iniciou no tênis de mesa na oficina disponibilizadas nas escolas municipais, em fevereiro de 2022. São, portanto, apenas 9 meses de prática. “Desde que começou o projeto ela faltou as aulas somente 1 vez. Teve uma identificação e interesse muito grande pelo esporte, onde seu porte físico ajuda muito, já que também jogava futebol. Ela tem um talento natural”, elogia.

Técnico e Atleta (Foto Divulgação)

A etapa municipal dos Jergs, a garota jogou com a raquete emprestada de Müller. Na etapa, ele não pode ser o técnico, já que ele atuava em oito escolas e não considerava justo treinar apenas um competidor. Além disso,  ainda foi convidado para arbitrar. Ketlyn foi campeã municipal. Em Sarandi, na fase de coordenadoria, já com o acompanhamento de Müller, ela voltou a conquistar o título. Foi assim também em Ijuí, na fase regional. “A partir da etapa de Sarandi passamos a fazer aulas particulares no meu CT. Ela passou a treinar forte e novamente trocamos a raquete. Cedi uma minha, pois achei que se adaptaria melhor. A Ketlyn é uma menina muito dedicada, muito obediente tecnicamente, muito forte emocionalmente, o que faz muito a diferença no tênis de mesa. Nada foi fácil para ela, mas ela confiando em mim, conseguimos ser campeões”, vibra.

 

Motivo de orgulho para a família 

A campeã e os pais, Lidiane e Douglas (Foto Divulgação)

Lidiane Dapper, mãe de Ketlyn, conta que a menina logo se interessou pelo tênis de mesa, quando as aulas foram disponibilizadas ne escola através do Departamento de Esportes. “Tudo começou quando abriram as aulas. A Ketlyn pediu para participar e nós autorizamos, afinal era fora do horário das aulas. Ela gostou e logo veio a oportunidade dos Jergs. Também autorizamos e ela foi evoluindo cada vez mais, com o auxílio do professor Jaime, ainda mais porque era um esporte que ela nunca tinha jogado. Sempre apoiamos ela”, relata.

Para a mãe e o pai Douglas da Silva, a conquista não é surpreendente. “Ela é muito dedicada, tem força de vontade e alegria nas coisas que faz. Sempre estava ansiosa pelos dias de treino então esta conquista era perfeitamente possível”, elogia., garantindo que a família toda está orgulhosa.

Além dos treinos na escola, a família paga aulas extras para a estudante seguir se aperfeiçoando.

 

Outros destaques carazinhenses 

Dérick

Além de Ketlyn, outros estudantes carazinhenses chegaram nas primeiras colocações. Dérick Albuquerque (EMEF Políbio do Vale) foi medalha de bronze na prova de 75m rasos Atletismo Infantil. Geferson Eduardo Wasciewicz (EEPROCAR) conquistou medalha de prata no Lançamento de Disco Juvenil. Larissa Gonçalves (EEEF Carlinda de Britto) terminou em quarto lugar a prova de 100m rasos Juvenil Feminino.

Geferson

A 39ª Coordenadoria Regional de Educação, sediada em Carazinho, emitiu nota parabenizando o empenho dos estudantes.

“Em nome da 39ª Coordenadoria Regional de Educação, na pessoa da sua coordenadora Lisete Leiria Jarré, parabenizamos a todos os profissionais envolvidos, que com muito empenho e dedicação trouxeram seus alunos até aqui. Foi um momento ímpar, que certamente ficará para sempre marcado na vida destes jovens e adolescentes. Desejamos sempre muito sucesso a estes jovens atletas, que persistam na luta pelos seus objetivos. Dentro da nossa ação de trabalho na Coordenadoria, temos buscado cada vez mais o incentivo à prática do desporto escolar, fundamental a estimular os nossos estudantes à integração com outras realidades, à prática do respeito e companheirismo, e nos sentimos muito satisfeitos que os objetivos têm sido alcançados. Mais uma vez parabéns a todos!”

Larissa (Fotos Lucas Lopes/Assessor de Educação Física e Esporte Escolar da 39ª CRE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo