Geral

60% dos domicílios carazinhenses já foram visitados pelo IBGE

Assim como em boa parte do Brasil, ainda existem vagas para trabalhar como recenseador em Carazinho

Mais da metade dos domicílios de Carazinho já foram visitados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A estimativa do chefe do escritório local é de que o índice já esteja em 60%. Daniel dos Santos confirma que ainda há vagas para trabalhar na coleta de informações que definirão o perfil da população brasileira no censo demográfico 2022. No município ainda são necessários 10 recenseadores.

Foto Reprodução

Sobre a receptividade dos carazinhenses aos recenseadores, Santos informa que existe dúvidas quanto a coleta de informações no momento da abordagem, mas de maneira geral, as pessoas têm compreendido a importância do censo e respondido aos questionários de forma tranquila. No momento da visita, se houver dúvida quanto a veracidade da entrevista, o morador pode acessar o site do IBGE e consultar se o visitador é mesmo um recenseador. O endereço é ibge.gov.br

Conforme Santos, existe rotatividade na função, e muitas pessoas tem sido aceito e em seguida desistido de trabalhar. Buscando facilitar o acesso de interessados, o IBGE flexibilizou os requisitos necessários. Antes pessoas que possuem MicroEmpresa Individual – MEI ou são servidores públicos aposentados não podiam se candidatar às vagas. Agora podem participar se tiverem interesse.

Sobre a remuneração, o chefe do órgão em Carazinho esclarece que o pagamento é feito por produtividade e a cada setor que o recenseador terminar de coletar dados. Números de domicílios visitados e número de moradores em cada um deles são itens que interferem na remuneração. O assunto tem gerado dúvidas pois em alguns casos, conforme Santos, o recenseador completa um mês de trabalho, mas não conseguiu encerrar um setor de coleta, o que significa que terá de encerrar o setor para receber a remuneração.

Para se candidatar a uma das 10 vagas de Carazinho, os interessados devem procurar presencialmente a sede do IBGE, que fica na Avenida Mauá, esquina com a Alferes Rodrigo, ou o posto de coleta de informações montado junto à Agência do INSS no município (Avenida Pátria).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3331-1477.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo