Legislativo promove noite de homenagens com sessão solene tradicionalista
Atuação de José Renato Scherer e Paulo Sérgio da Silva Quadros, além da Primeira Prenda da 7ª RT, Mariana Messerschmidt foi enaltecida pelos vereadores
A Câmara de Vereadores de Carazinho realizou na noite de quinta-feira (15), a sessão solene que integra a programação da Semana Farroupilha em Carazinho. A solenidade ocorreu no CTG Unidos Pela Tradição Riograndense, entidade anfitriã de 2022.
Os vereadores homenagearam duas personalidades tradicionalistas. José Renato Scherer, conhecido como Bigode, e Paulo Sérgio da Silva Quadros. Criado no Paraná, José Renato tem 67 anos e é casado com Salete Sella Scherer. Participa e colabora com entidades tradicionalistas desde 1992. É um dos fundadores do grupo Chaleira Preta de Santo Antonio do Planalto. Em 1994 ingressou no Piquete Aldino Neuls. Foi sapateiro, vendedor de livro e de colchão magnético, trabalhou no aeroporto de Cumbica em são Paulo, onde também comercializava defensivos agrícolas. Atuou na assistência técnica agrícola de aeronaves.
Possui várias moções honrosas e troféusm inclusive o Troféu O Bombeador. O primeiro deles conquistado em 1994 quando conquistou um concurso de redia, em Pinheiro Marcado. Laçou com o grupo Miguel Pinheiro e no CTG Pedro Vargas. Atualmente é membro do CTG Unidos Pela Tradição Riograndense e do Grupo Vereda das Tropas, conduzindo a Chama Crioula em várias oportunidades, inclusive em 2022. Fundou o Piquete Potro Sem Dono. É ginete, domador e guasqueiro.
Paulo Sérgio é natural de Carazinho. Casado com Adele Luiza Lazzari, tem três filhos e seis netos. Na infância morou no Paraná, onde trabalhou com cavalos e gado de leite. Em 1969 formou-se em técnico em contabilidade. Em 1976 concluiu curso de Administração pela UPF.
Por 33 anos trabalhou na Macali Industrial e Comercial. Integrou a patronagem do CTG Rincão Serrano, como 1º Sota Capataz e coordenador do grupo de danças adulto, quando venceu o Fegart em Farroupilha.
Em 1999 foi convidado para ser assessor campeiro da 7ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG. Entre 2000 e 2008 foi de comissões julgadoras em Não-Me-Toque, Colorado, Saldanha Marinho, Sarandi e Carazinho. Em 2008 foi eleito patrão do CTG Rincão Serrano, quando a entidade completou 50 anos. Entre 2009 e 2012 foi membro do Conselho Municipal de Tradições Gaúchas – CMTG. Foi integrante da comissão que organizou a Seara da Canção e o Festança na Querência.
Em 2014 recebeu o anel de Gaúcho Destaque, indicado pelo CTG Rincão Serrano. Em 2018 ingressou no Conselho Fiscal da Eletrocar. Em fevereiro de 2022 foi nomeado secretário da Fazenda de Carazinho.
Primeira prenda da 7ª RT
Também foi enaltecido o trabalho de Mariana Messerschmidt, Primeira Prenda da 7ª Região Tradicionalista. Ela integra o CTG Unidos Pela Tradição Riograndense e é filha de José Américo Messerschmidt, patrão da entidade.