Saúde
Tendência

HCC realiza primeira cirurgia endoscópica de hérnia discal lombar

Os neurocirurgiões Rafael Espanhol e o Matheus Balen usaram a mais avançada tecnologia mundial de cirurgia de coluna, onde o paciente recebe alta em um dia, caminhando e sem restrições

No início deste mês, uma nova e tecnológica cirurgia foi realizada no Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Carazinho. Os neurocirurgiões Rafael Espanhol e Matheus Balen, realizaram o primeiro procedimento endoscópico de hérnia discal lombar, com a mais avançada tecnologia mundial de cirurgia de coluna, onde o paciente recebe alta em um dia, caminhando e sem restrições.

Foram realizadas duas cirurgias, em dois dias diferentes, em virtude do aparelho ter vindo de São Paulo para Carazinho, juntamente com uma equipe de apoio. A primeira cirurgia contou com o anestesiologista Carlos Eduardo Consalter, e a segunda com a anestesiologista Cheila Farias de Freitas. Nos dois procedimentos houve a participação da equipe de enfermagem do centro cirúrgico do HCC, enfermeiros Ricardo Lucas Carneiro e Leandra Tesser da Costa.

Rafael Espanhol explicou que se trata de uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal (estreitamento do canal), que vem modificando o tratamento da coluna, pois mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais. “Através de uma pequena incisão (menor que 1cm) é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas”, destacou.

As principais vantagens são: incisão reduzida na pele (normalmente de 8mm a 1cm); menor trauma/lesão da musculatura da coluna com consequente menor sangramento, baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos (diminuindo a perda sanguínea); baixíssimo índice de infecção.

A cirurgia endoscópica também pode ser realizada sob anestesia local/sedação dependendo do caso, que em conjunto permite uma recuperação e reabilitação mais precoce do paciente. “Ambos os pacientes receberam alta liberados para caminhar e sem importantes restrições. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico e estrutura para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição e isso é muito positivo para a comunidade em geral”, finalizou o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo