As entidades tradicionalistas de Carazinho receberam na manhã desta quarta-feira (14) uma centelha da Chama Crioula, que este ano carrega o nome de Odillo Gomes. O advogado, poeta, professor e tradicionalista é o homenageado póstumo dos festejos de 2022 no município. A família dele, falecido em 2020 aos 95 anos, foi representada por uma das filhas, Cintia Gomes Lírio, que acompanhou de perto a distribuição da centelha.
Participaram da cerimônia personalidades municipais como o prefeito Milton Schmitz, a vice-prefeita, Valéska Walber, secretários, diretores, o coordenador do CMTG, Turíbio dos Santos, e o coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Verceli de Oliveira e a primeira prenda da 7ª RT, Mariana Messerschmitt, além de membros da Associação Seara, como o presidente Gustavo Weber.
Turíbio dos Santos, enalteceu o retorno das festividades farroupilhas, paralisadas por dois anos por causa da pandemia de Covid-19. “É muito bom ver todos vocês aqui reunidos, buscando a chama e fincando-a em seus ranchos. Obrigado ao Vereda das Tropas que capitanearam a chama até Carazinho”, destacou.
“Tive o prazer de acompanhar a geração e a distribuição desta chama crioula, em Canguçu. Venho de lá até Passo Fundo em 14 dias de cavalgada. Veio fazendo rastro até a sétima região. No dia 3 de setembro distribuímos para todas as cidades da nossa região. Mais de 150 cavaleiros envolvidos até chegar ao ponto de hoje, A chama deixa os patrões mais felizes porque reacende em cada CTG a vontade de realizar as festas que estávamos sem fazer a dois anos”, colocou o coordenador da 7ª RT, enaltecendo a presença de escolas, que fizeram questão de também buscar uma centelha, entre elas as EMEFs Políbio do Vale e Piero Sassi. “Para expandir nossa tradição, precisamos das crianças. Nosso abraço aos professores que fazem este trabalho”, elogiou.
Em nome do Legislativo, o vereador Deninson Costa elogiou o empenho dos tradicionalistas e lembrou a reversão de parte do Parque Vali Hillbebrand para o Município, local sempre frequentado por tradicionalistas e palco de eventos deste segmento e que pode ser referência para a cultura carazinhense.
Por fim, o prefeito Milton Schmitz disse admirar as pessoas envolvidas com o tradicionalismo e agradeceu o grupo que trouxe a Chama Crioula a Carazinho, assim como os membros do CTG Unidos pela Tradição Riograndense, anfitriã das festividades deste ano. “Teremos uma semana de festividades para enaltecer este provo que colonizou muitas regiões do mundo, em especial no Brasil, que deve muito à garra, à determinação e ao empreendedorismo do povo gaúcho”, sublinhou.
No encerramento, cada entidade conduziu sua centelha para as sedes, onde serão mantidas durante toda a Semana Farroupilha.