Geral

Secretaria da Saúde do RS emite alerta epidemiológico em razão da dengue

Uma semana após confirmar a primeira morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2022, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu alerta epidemiológico em razão da doença. O documento foi divulgado na noite de sexta-feira (25).

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) registra 2.252 casos confirmados, sendo 2.031 deles considerados autóctones, ou seja, quando a doença foi contraída onde a pessoa vive.

“Os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado, tanto de notificações quanto de confirmações. A tendência é seguir até mais ou menos junho, que é o período sazonal da doença”, explica o biólogo Jáder Cardoso, do CEVS.

Além da vítima já confirmada, em Chapada, no Noroeste do estado, há óbitos sob investigação em Porto Alegre, Igrejinha, Horizontina e Três Passos.

Segundo a SES, As regiões do estado mais críticas são as de Porto Alegre, Frederico Westphalen e Lajeado. Ao todo, 193 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos. Das 497 cidades do RS, 435 registram a presença do mosquito Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo